Clinica de Otorrinolaringologia Blumenau

Serviços

AUDIOMETRIA INFANTIL

Objetivo do Exame:
Detectar alterações auditivas o mais precocemente possível, com a finalidade de minimizar prejuízos oriundos desse comprometimento e realizar o tratamento adequado para cada caso.

Como é realizado:
São utilizadas técnicas de acordo com a faixa etária da criança e capacidade de respostas da mesma.

 

  • Audiometria de observação comportamental:

 

O comportamento auditivo da criança é avaliado através de respostas de atenção, orientação e/ou localização aos sons provenientes de objetos sonoros, sons da fala e sons puros sem emprego de fones. Observa-se as presença ou ausência de reações involuntárias (reflexos) da criança frente à estes estímulos.

É realizado em campo livre (em ambiente acusticamente favorável), portanto não é possível determinar o limiar individualizado por orelha e não permite detectar uma perda auditiva unilateral. Mas quando bem utilizada esta técnica nos traz dados muito importantes sobre o funcionamento auditivo.

 

  • Audiometria tonal lúdica

 

Mede a intensidade mínima que a criança é capaz de ouvir sons puros em frequências entre 500 e 4000Hz (ampliando até 8000Hz dependendo da criança). O exame é realizado através de brincadeira previamente estabelecida com a criança, onde ela realiza uma determinada atividade motora ao ouvir o som (dependendo do caso, pode haver reforço visual para condicionar a criança). É possível quantificar o limiar auditivo individualizado por orelha da criança, pois é realizada com fones de ouvido. Geralmente é realizado em cabina acústica.

 

  • Audiometrial vocal lúdica

 

Testes que avaliam o nível de compreensão de fala e os percentuais de reconhecimento de fala em crianças através de materiais lúdicos ou comandos simples (onde está o pé, mostrar seu cabelo…). A criança deve apontar para as figuras ouvidas ou executar a ordem dada, será registrado o menor volume em que se obteve resposta.

 

AUDIOMETRIA TONAL

Objetivos do Exame:
Determinar o limiar auditivo. Estabelecer o mínimo de intensidade sonora necessário para provocar a sensação auditiva e a comparação deste ao padrão de normalidade. Ou seja, tem por finalidade detectar a existência de deficiência auditiva, auxiliar no diagnóstico, fornecer dados para a indicação de AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual), controlar limiares auditivos em indivíduos que trabalham em ambientes ruidosos, em triagens de escolares e trabalhadores.

Através do exame classifica-se a audição como normal ou, em caso de perda auditiva, o seu tipo e grau. A audiometria tonal é um teste subjetivo e qualitativo que nos permite avaliar a acuidade auditiva nos indivíduos por via aérea (fones) e por via óssea (vibrador ósseo).

Como é realizado:
Através de estímulos acústicos transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro. O paciente deverá indicar ao examinador, através de um gesto, todas as vezes em que ouvir o som. É realizado em ambiente acusticamente favorável, cabine acústica.

 

AUDIOMETRIA VOCAL

Objetivos do Exame:
Mensurar a capacidade de detecção e discriminação da palavra através de porcentagem de acertos de repetição dos fonemas apresentados pelo audiologista. Medir o índice percentual de inteligibilidade de fala.

A confirmação das respostas obtidas para tom puro, nas frequências relacionadas aos sons da fala. Correlacionar os achados do referido exame com hipóteses diagnósticas ou topodiagnósticas. Exame complementar a audiometria tonal. Confirmar os limiares obtidos na audiometria tonal por via aérea e mensurar a menor intensidade em que um indivíduo consegue identificar 50% das palavras apresentadas durante a avaliação.

Como é realizado:
Utilizando audiômetro comum, microfone, medidor de volume, fones ou caixas acústicas e circuito (fones de ouvido e microfone). O paciente permanece na cabine acústica, recebe as orientações de como será o teste, ou seja, vai ouvir uma série de palavras e fonemas e deverá repetir da forma que entender.